Esse tipo de modificação é aplicável aos seguintes veículos:
- Caminhão;
- Caminhão - Trator;
- Micro - Ônibus
- Ônibus;
- Automóvel;
- Caminhonete;
- Camioneta;
- Utilitários.
A excessão à modificação do sistema de suspensão é aplicável aos ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos.
Nos veículos com PBT até 3500 kg:
- O sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável;
- A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi;
- O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.
Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:
- Em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal;
- É vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou auto direcional.
Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo – CRLV a altura livre do solo.
Para a abertura do processo de inspeção, é necessário que o veículo modificado seja apresentado ao Cetem nas seguintes condições:
- limpo;
- em ordem de marcha.
O proprietário ou condutor do veículo deve apresentar os documentos:
- CRV ou CRLV - certificado de registro do veículo ou certificado de registro e licenciamento do veículo;
- CNH do condutor com validade vigente e compatível com o tipo de veículo apresentado;
- Notas fiscais dos equipamentos de suspensão instalados no veículo;
- Notas fiscais de instalação dos equipamentos de suspensão no veículo;
- Autorização do Detran para modificação do sistema de suspensão.
Principais Ítens à serem inspecionados:
- Procedência da documentação apresentada;
-Funcionamento do sistema de iluminação e sinalização;
- Faróis e lanternas trincados ou quebrados;
- Simetria e desgaste de pneus acima do TWI;
- Trincas no pára brisa na área de varredura das palhetas;
- Fixação dos bancos e cintos de segurança;
- Encostos de cabeça;
- Eficiência de frenagem;
- Alinhamento de rodas;
- Equilibrio do sistema de suspensão e amortecedores;
- Funcionamentos das portas e vidros;
Tempo aproximado de inspeção: 45 min a 01H20min